terça-feira, 22 de maio de 2012

Denatran e Detrans da região Nordeste se reúnem em Brasília

O diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Lúcio de Melo participou nesta quinta-feira (17), de uma reunião promovida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O evento reuniu diretores dos Departamentos Estaduais de Trânsito da Região Nordeste, em Brasília.

O encontro faz parte do calendário de reuniões acordado entre Denatran e a Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito (AND) que tem como principal objetivo aproximar os órgão e oportunizar o esclarecimentos das dúvidas mais frequentes relacionadas a região.

Dentre os questionamentos levantados durante o encontro foram citadas as dificuldades encontradas pelos estados no processo de municipalização do trânsito, a falta de registro para veículos ciclomotores, o constante crescimento da frota de motocicletas nestes estados e as Resoluções 396/2011, 331/2009 e 282/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Durante a reunião os diretores parabenizaram a iniciativa e ressaltaram a preocupação com a formação dos condutores e a educação no trânsito como processos indispensáveis para que o trânsito brasileiro se torne mais seguro e eficiente. Para eles a educação de trânsito deve fazer parte da grade curricular das escolas e os instrutores de autoescola possuírem maior nível de formação.

Foi consenso o grave problema enfrentado pelos departamentos estaduais em todo o país no que se refere a fraude nas bancas examinadoras. Como forma de combate os diretores citaram os investimentos que estão sendo feitos para que o candidato, ao realizar a prova, seja acompanhado de perto através do monitoramento de câmeras instaladas dentro e fora do veículo, bem como no interior das salas de aula, e ainda a instalação de software que registam todas as ações realizadas durante o percurso, como por exemplo, se o condutor ligou a seta de direção ou pisou no freio.

Na ocasião, o diretor do Denatran, Júlio Ferraz Arcoverde garantiu aos diretores que o DENATRAN estará mais acessível aos departamentos estaduais e anuncia o lançamento da 1ª campanha de trânsito direcionada para o período de São João, época em que são registrados altos índices de acidentes nas rodovias da região Nordeste.

por Assessoria

From: aquiacontece.com.br
_________________________________________________________

0 Ver comentário(s):

Postar um comentário